AddThis Social Bookmark Button
autoridade
 Por Rosana Salviano Salabai

"Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao lugar em que pousaram, e as depositaram ali." (Josué 4:8)

Me deparei hoje com esse texto de Josué (esse versículo e os seguintes do mesmo capítulo) e Deus me fez pensar em alguns princípios de Autoridade. Todos nós somos submissos a alguém. Aliás, isso é necessário. Logo, precisamos entender e aceitar que aquelas pessoas que foram colocadas como autoridade sobre nossa vida foram estabelecidas por Deus (isso também é Bíblico).


Se você é mulher casada, seu marido é autoridade sobre sua vida. Se é solteiro, seus pais o são. Mas temos também autoridades políticas, na escola, no trabalho e na Igreja. Seu patrão é autoridade sobre você. Seu Pastor também.


Autoridade, no dicionário, é todo aquele a quem devemos obedecer. E no conceito Bíblico é a mesma coisa. Mas, quando o povo decidiu obedecer a Josué, fez isso porque tinha convicção de que ele seria a voz de Deus naquele momento, ou seja, eles estariam obedecendo a Deus em primeiro lugar. Feito isso, Josué ordenou coisas que, cá entre nós, pareciam loucura. Você obedeceria um líder que te mandasse atravessar um rio garantindo que ele se abriria? E depois carregaria algumas pedras e ficaria segurando para que o povo passasse por entre elas? Você marcharia em volta de uma cidade e acreditaria que aos gritos aquela enorme muralha cairia?


Se a sua resposta, como a minha, é duvidosa, talvez seja porque precisamos aprender a andar no sobrenatural de Deus e mais do que isso: precisamos confiar nas autoridades por Ele impostas. Mas sabe quando conseguiremos fazer isso sem medo? Quando orarmos mais por essas pessoas a quem devemos submissão.


Se você orar constantemente pelo seu marido, poderá crer que as decisões que ele tomar são as que Deus está mandando. Se orar pelo seu pastor, poderá acreditar que Ele é a voz de Deus na sua igreja.
O povo de Israel era um povo falho e que muitas vezes caia em desobediência. Mas uma coisa é certa: quando eles obedeciam, Deus agia. E eles obedeciam aqueles em quem confiavam. Faziam isso porque criam que Deus estava com aquele líder.


Que neste dia você ore por aquelas pessoas que Deus colocou no seu caminho para que elas sejam fortes e corajosas, e que Deus esteja com elas. E assim, como o povo de Israel foi vitorioso sob a liderança de Josué, você também será: na sua casa, no seu trabalho, na sua igreja... AMÉM!#